Histórico
    Em 1986, o Município de Paulínia iniciou o primeiro Grupo de Apoio e Recuperação para pessoas com uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas.
    Com apoio da Prefeitura Municipal de Paulínia, instituiu-se o PRADEQ – (Programa de Atenção ao Dependente Químico) no ano de 1995. O PRADEQ era um serviço ambulatorial que visava o atendimento de pessoas em risco pelo consumo de álcool e outras drogas.
    Em 1999, o PRADEQ integrado ao Serviço de Saúde Mental, estrutura sua forma de atendimento com uma equipe multiprofissional.
    A partir de 2003, a cidade de Paulínia conta com a criação de um serviço da Secretaria de Saúde, o Centro de Referência em Dependência Química (CRDQ), ganhando sede própria e proporcionando autonomia progressiva, caracterizada por suas ações. O CRDQ oferece um programa de tratamento ambulatorial para pessoas que usam álcool, tabaco e outras drogas, assim como, para seus familiares.
    A equipe técnica especializada é formada por médico clínico, médico psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional. O CRDQ tem como público alvo a faixa etária adulta, representante dos munícipes e servidores do Município de Paulínia.
    Permanece evidente a necessidade e a demanda de que este serviço amplie seu espaço de atuação, no que se refere a prevenção, tratamento para continuar respondendo as exigências dos cidadãos paulinenses.


 
Voltar

Prefeitura Municipal de Paulínia - Secretaria de Saúde - CRDQ